O Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) quer ser cada vez mais completo para cuidar da saúde das pessoas. E tal busca inicia dentro da instituição, a partir dos processos que envolvem seus mais de 1200 colaboradores, através de capacitações, treinamentos e qualificações que visam garantir a segurança e o bom atendimento ao paciente.
Nesta segunda-feira, 27, o setor de Qualidade do HCI realizou o treinamento “Quem notifica, modifica”, destinado às equipes assistenciais e áreas de apoio e administrativa do hospital. “Abordamos as notificações de incidentes e eventos adversos para que todos tenham uma visão sobre o que são e quais os riscos de acontecerem. A área assistencial já notifica incidentes desde 2017, mas foi um treinamento para revisar, tirar dúvidas e mostrar as novas formas de notificação, que agora podem ser realizadas anonimamente na instituição”, destaca a enfermeira gestora da Qualidade do HCI, Renata Copetti Casarin.
Cada notificação recebida pelo setor de Qualidade é investigada e repassada ao gestor da área responsável, que realiza um levantamento da causa raiz do problema, planeja ações e executa a correção do processo junto à sua equipe. “No fim, a notificação volta para a Qualidade para ser arquivada e é assim que sabemos se foi resolvida. Todas as falhas nas seis metas internacionais do paciente são eventos notificáveis e, da mesma forma, qualquer processo realizado pelas áreas de apoio de forma incorreta. É o que fará com que busquemos pelas soluções e, consequentemente, por melhorias no atendimento ao paciente”, acrescenta Renata. São consideradas Metas Internacionais de Segurança do Paciente, a identificação correta do paciente, cirurgia segura, comunicação efetiva, melhorar a segurança dos medicamentos, redução dos riscos de infecções e prevenção de quedas e lesões.
Por meio de uma consultoria iniciada no mês de abril, o HCI busca atender aos requisitos da Organização Nacional de Acreditação (ONA), programa que visa a melhoria contínua dos processos hospitalares e evidencia a responsabilidade das instituições de saúde em disponibilizar um atendimento seguro, humanizado e eficaz. “É um caminho longo porque envolve mudança de cultura institucional e padronização de muitas coisas, mas destaco que a segurança do paciente é o pilar desse processo porque é o principal que precisamos garantir ao nosso usuário. Tudo está envolvido e interligado à assistência ao paciente e é para isso que está voltado o nosso olhar”, completa a gestora.
Fazem parte do setor de Qualidade do HCI, além da gestora Renata, também a enfermeira de Qualidade e Segurança do Paciente, Yohanna Donato, e o a auxiliar de Qualidade, Tiago Noviski.