O curso de Engenharia Elétrica realizou uma campanha exemplar de recolhimento de lixo eletrônico, alcançando um resultado impressionante com a coleta de 80 kg de materiais.
Esta iniciativa não apenas evidenciou o compromisso ambiental dos participantes, mas também destacou a diversidade de eletrônicos que necessitam de uma destinação correta para minimizar os impactos ambientais.
A campanha teve um alcance exclusivo dos alunos de Eng. Elétrica, recolhendo uma vasta gama de equipamentos eletrônicos. Entre os itens coletados estavam impressoras, scanners, notebooks, roteadores, aparelhos de DVD, televisores LED e LCD, monitores, tablets, placas em geral (incluindo placas-mãe e outras placas de circuito), CPUs, celulares, estabilizadores, nobreaks e HDs.
A inclusão desses itens reflete uma compreensão abrangente das necessidades atuais de reciclagem eletrônica, abordando uma ampla variedade de dispositivos que se tornaram essenciais no cotidiano contemporâneo.
Os materiais coletados foram destinados a uma empresa especializada na separação e destinação correta, assegurando que cada componente fosse tratado de acordo com as melhores práticas ambientais.
Essa etapa é crucial para garantir que os resíduos eletrônicos, potencialmente nocivos ao meio ambiente devido à presença de metais pesados e outras substâncias tóxicas, sejam reciclados ou descartados de maneira segura.
Iuri Castro Figueiró, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, ressaltou a importância da campanha: “Nosso objetivo vai além da coleta de lixo eletrônico; queremos promover uma mudança de paradigma em relação ao consumo e ao descarte de eletrônicos, enfatizando a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade.”.
A participação ativa dos alunos João Gabriel Segatto Rieger, Luiz Henrique Contri Walter, Felipe Zcwicoski Tavares e João Batista Treuherz Trautmann foi fundamental para o sucesso da iniciativa.
A dedicação desses estudantes não apenas facilitou a coleta e a organização dos materiais, mas também serviu como inspiração para outros membros da comunidade acadêmica se engajarem em práticas sustentáveis.