Na manhã desta sexta, 1, o Poder Legislativo de Santo Ângelo realizou reunião pública para debater a situação da rede elétrica do Colégio Onofre Pires. A reunião foi solicitada em requerimento pelos vereadores Nerison Abreu (PRTB), e Nivaldo Langer (PP).
Na oportunidade, os vereadores destacaram a importância do investimento em melhorias na educação, enfatizando a situação precária que encontra-se a rede elétrica, o risco de incêndio e a urgência de reparos colocando em risco a segurança dos estudantes, professores e funcionários. Durante a última semana foram solicitadas, junto ao Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo, informações sobre a atualização dos laudos técnicos da escola e relatório para a 14° CRE sobre a precária situação da rede.
Os pais presentes revelaram que os alunos não podem fazer uso do ar-condicionado ou ventiladores pois a rede elétrica não suporta, e que diversas vezes atenderam chamados dos alunos pois a escola estava com princípios de incêndio. A escola também confirmou que existem salas onde os equipamentos não foram instalados devido à incapacidade elétrica. A Coordenadora Adjunta de Obras Públicas, Daniela Viaro, anunciou que a Secretaria de Obras de Porto Alegre irá fornecer um profissional engenheiro eletricista para que uma nova vistoria seja realizada, e garantiu que o Colégio Onofre Pires é prioridade da Coordenadoria.
Estiveram presentes na reunião o presidente do Legislativo, Vando Ribeiro, o secretário da Mesa Diretora, André Pedroso, os vereadores Nerison Abreu, Nivaldo Langer, Márcio Antunes, Gilberto Corazza, Carlos Gonçalves e Rodrigo Flores, o Deputado Estadual Eduardo Loureiro, o Secretário de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones, o assessor da Casa Civil, Marcos Mattos, representante do 11º Batalhão de Bombeiro Militar, Major Silvano, a Coordenadora Regional de Educação e a Coordenadora Adjunta, Rosa Maria de Souza e Enida Sallet, a Coordenadora Adjunta de Obras Públicas, Daniela Viaro, a diretora do Colégio Onofre Pires, Aneli Cezimbra, a assessora do Deputado Paparico Bacchi, Hebe Liliana, pais, alunos e comunidade escolar.