O sol predomina no Rio Grande do Sul neste sábado com amplos períodos de céu claro em algumas regiões, como a Metade Oeste. Em parte do Estado são esperadas nuvens esparsas no decorrer do dia. A circulação de umidade de um ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul impulsiona nuvens do mar para o continente que podem trazer chuva por demais isolada e em pouquíssimos pontos na segunda metade do dia.
A madrugada volta a ser bastante agradável, inclusive com frio em algumas cidades para esta época do ano, entretanto a tarde será de calor, mais intenso no Oeste e no Noroeste.
As mínimas rondam os 12ºC em Caxias do Sul e os 10ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem atingir 34ºC em Uruguaiana e 35ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17ºC e 30ºC. No Litoral Norte, as mínimas giram em torno de 16ºC em Torres e as máximas chegam a 28ºC em Capão da Canoa.
Um ciclone extratropical no Atlântico Sul foi responsável por impulsionar ar mais seco e frio para o Rio Grande do Sul, o que garantiu a virada do ano com tempo firme. O ar mais frio trouxe temperatura baixa na madrugada do primeiro dia do ano com frio fora de época em algumas cidades. O Estado chegou a ter mínimas de um dígito, incomuns em janeiro, como os 9,2ºC anotados em Livramento.
Outro efeito do ciclone no oceano foi gerar um swell que trouxe mar agitado e ressaca no litoral gaúcho. Na imagem, vê-se também muitas nuvens sobre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. É a típica instabilidade associada ao calor e à umidade desta época do ano na região tropical que traz pancadas de chuva e temporais isolados da tarde para a noite.