Comunidade indígena guarani reúne cerca de 70 pessoas e projeto da Secretaria da Habitação em convênio com a Funai garante a construção de seis moradias
A Aldeia Indígena Guarani Tekoá Pyaú, localizada na Ressaca da Buriti, no interior de Santo Ângelo, está ganhando seis novas residências de madeira. O investimento está sendo realizado por meio de repasse da Fundação Nacional do Índio (Funai) para a Secretaria Municipal de Habitação.
O trabalho envolve as secretarias de Habitação, Assistência Social, Trabalho e Cidadania e a Defesa Civil. Adelar Cavalheiro, diretor da Defesa Civil, lembra que o pedido para a construção das casas foi feito pelo vereador eleito Gilberto Corazza ao prefeito Jacques Barbosa e, a partir disso, foi elaborado projeto pela Secretaria Municipal de Habitação e encaminhado para a Funai, que aprovou e repassou os recursos. Cada casa tem um custo base de R$ 7 mil com dimensão padrão de quatro por cinco metros. A mão-de-obra tem custo de R$ 15 mil.
A Funai repassou recursos para a compra de parte da madeira, o restante e a mão-de-obra estão sendo custeados pelo Município e também por repasse do Ministério Público Federal.
MAIS CONFORTO
O cacique Anildo Kuaray Romeu destaca o contentamento da comunidade guarani com as novas casas. Segundo ele, são 20 famílias e cerca de 70 pessoas que residem nos 15 hectares. “Essas casas darão mais conforto para as famílias beneficiadas e temos recebido outras melhorias, como o poço artesiano que foi instalado”, cita.
Além das melhorias na estrutura, realizadas com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) como o poço artesiano, também com destinação de cestas básicas por meio da Assistência Social e atendimento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
A expectativa é para a conclusão das obras no início de janeiro.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes