Terca-Feira, 20 de Fevereiro de 2018
16.666.387 Visitas
Rádio Web - 24 horas Vídeos Curta nossa Fan Page no Facebook Entre em contato


Geral

Hospital Santo Ângelo passa a prestar serviço de Otorrinolaringologia

07/02/2018

Pacientes de toda região enfrentavam uma longa espera para consulta, devido à dificuldade em acessar o serviço de Otorrinolaringologia. No entanto, mediante viabilização deste serviço através de contrato com o Governo do Estado, essa realidade começa a mudar, possibilitando esse tipo de consulta via Sistema Único de Saúde (SUS).

O aposentado José Zavacki, de 64 anos, morador de Entre-Ijuís, conta que desde agosto do ano passado vinha tentando agendar uma consulta, sem sucesso. “Tenho problema respiratório devido à obstrução do nariz e garganta. Por várias vezes estive na Secretaria Municipal de Saúde do município e não conseguia um encaminhamento. Felizmente tudo deu certo e estou aqui no Hospital Santo Ângelo para a minha consulta com a médica”, diz.

Quem também aprovou esse novo serviço disponibilizado no Hospital Santo Ângelo, desde a segunda-feira, 5, foi Cleci Martins Cardoso, de 45 anos, moradora do bairro Marcírio Machado, de Santo Ângelo. Ela trouxe o filho, Samuel Thielke, de 12 anos, que vem tendo dificuldade respiratória em decorrência da obstrução nasal. “Ele já tinha feito tratamento da adenoide e cirurgia de nariz e garganta, mas novamente enfrenta o mesmo problema. Fico feliz em saber que o Hospital Santo Ângelo agora atender pessoas pelo SUS que precisam de tratamento com otorrinolaringologista”, frisa Cleci.

A médica otorrinolaringologista, Luciele Stochero, diz que na clínica a partir do diagnóstico é definido então o tipo de tratamento. “De acordo com a situação do pacientes estaremos estabelecendo o tratamento clínico ou até mesmo o procedimento cirúrgico aqui no Hospital Santo Ângelo”, salienta Luciele.

Ao todo serão 300 consultas e 25 cirurgias mensais através deste serviço especializado

Desde a segunda-feira, 5, está em funcionamento o serviço de Otorrinolaringologia no Hospital Santo Ângelo. O serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo viabilizado através de contrato do HSA com o Instituto Regional de Otorrino (IRO). Posteriormente o Instituto também atenderá convênios e particulares.

A equipe que atua na clínica de Otorrinolaringologia é formada por uma médica especializada na área, uma fonoaudióloga, um profissional de enfermagem e técnicas de enfermagem.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

O horário de atendimento neste primeiro momento será de segunda a quinta-feira das 7h30min às 12 horas e das 13h30min às 17h30min. Conforme o diretor do Instituto Regional de Otorrino, Cesar Dorneles Fontoura, o contrato prevê 300 consultas mensais e 25 cirurgias.

 “Além das consultas e cirurgias são feitos os exames de definição de diagnóstico na área de fonoaudiologia e otorrinolaringologia e procedimentos ambulatoriais”, completa Fontoura.

O diretor do IRO explica que os pacientes atendidos na clínica são encaminhados pelas secretarias municipais de saúde da área de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. Os encaminhamentos são feitos pelo Sistema Nacional de Regulação (SISREG).

NOVO SERVIÇO

O provedor do Hospital Santo Ângelo, Odorico Bessa Almeida, destaca mais esse importante momento do Hospital Santo Ângelo que passa a contar com mais essa especialidade, somando 45 serviços de médica e alta complexidade. “É uma conquista importante que deve ser comemorada e estamos trabalhando para ampliar o nosso número de serviço para bem atender a comunidade regional”, salienta.

Fotos: Cristiano Devicari

Radiocidade

Confira Galeria


Comentários
Leia Também


Santo Ângelo

Max: 30º
Min: 20º

Pancadas de Chuva a Tarde


Radio Cidade Santo Ângelo - RS - Brasil