Terca-Feira, 23 de Janeiro de 2018
16.419.676 Visitas
Rádio Web - 24 horas Vídeos Curta nossa Fan Page no Facebook Entre em contato


Beber água durante a refeição Engorda

19/12/2017

Beber enquanto come pode engordar, porque esse hábito dilata o estômago, fazendo com que caiba cada vez mais comida. E mesmo quando se trata de água que não tem calorias e por isso não engorda imediatamente, com o tempo a tendência é comer mais em cada refeição.

Isso acontece porque a informação de saciedade chega mais tarde ao cérebro porque o estômago precisa de mais comida se sentir satisfeito.

O vídeo a seguir indica de forma bem simples porque beber água nas refeições engorda:

Além disso, beber até mesmo água durante a refeição engorda porque os líquidos roubam espaço dos alimentos sólidos no estômago o que faz a pessoa parar de comer mais cedo, mas por outro lado ela chega na próxima refeição com mais fome. Por isso esta estratégia para emagrecer está errada, aumentando inclusive os riscos de refeições maiores e menos selecionadas, que proporcionam o aumento do peso. 

Outros líquidos como suco, refrigerante ou bebida alcoólica, aumentam as calorias da refeição assim como a tendencia à fermentação que pode gerar gases e provocar mais arrotos. Por isso, é especialmente contra indicado beber enquanto come para quem sofre com refluxo ou dispepsia, que é uma dificuldade em digerir normalmente os alimentos. 

Quanto tempo antes ou depois de comer devo beber?

Apesar de não existir uma conta exata, até 30 minutos antes e 30 minutos depois da refeição é possível se ingerir líquidos sem que atrapalhe a digestão. Porém, a hora da refeição não é momento para "matar a sede" e o hábito de se hidratar durante o dia e fora das refeições é importante para diminuir a necessidade de beber durante as refeições.

Veja aqui algumas técnicas para beber água durante o dia e conseguir ingerir menos líquidos na hora da refeição.

Quantidade de água que devemos beber

Para emagrecer bebendo água deve-se beber entre 1,5 a 3 litros de água ou chá sem açúcar por dia, sendo importante tomar líquidos até no máximo 30 minutos antes das refeições e 40 minutos após. Além disso, também é recomendado restringir ao mínimo a quantidade de líquidos durante cada refeição para que a barriga não fique inchada e para não prejudicar a digestão.

A quantidade de água que cada pessoa precisa tomar por dia deve ser calculada de acordo com a seguinte fórmula matemática: Seu peso X 35 ml. Por exemplo: 70 kg x 35 ml: 2,4 litros de água.

7 Receitas de água aromatizada

Uma boa ideia para quem tem dificuldade para beber água ao longo do dia é adicionar algum sabor à água, sem adicionar açúcar. Você pode adicionar em 1 litro de água:

  • O suco de 1 limão;
  • 1 pau de canela e folhinhas de hortelã;
  • Rodelas de pepino e morangos cortados ao meio;
  • Pedacinhos de gengibre e rodelas de laranja com casca;
  • Rodelas de abacaxi e hortelã;
  • 5 cravos da índia e 3 anis estrelado;
  • Uma pitada de pimenta caiena, que ainda ajuda a emagrecer.

Você só precisa adicionar os ingredientes na água e deixar repousar e lembrar que quanto mais tempo ficar descansando, mais intenso irá ficar seu sabor. Não é preciso triturar nada, porque não é suco, nem precisa adicionar açúcar ou outro adoçante. Essa é uma forma prática de adicionar algum sabor e sais minerais na água, sendo mais fácil ingerir a quantidade de ideal de água todos os dias.

Quantidade certa de líquido durante a refeição

Mais de 200 mL durante a refeição pode torna-la menos nutritiva porque os nutrientes presentes na refeição podem não ser devidamente digeridos e parte das vitaminas e minerais da refeição não são absorvidas, pela diminuição da eficiência do ácido clorídrico.

A melhor forma de tomar líquidos sem engordar é tomar, principalmente, água antes e depois das refeições. Para acompanhar uma refeição é possível tomar água, suco de fruta, cerveja ou vinho, desde que não ultrapasse os 200 ml que equivale, em média, a tomar meio copo de água ou qualquer outro líquido, mas se ao final da refeição surgir sede pode ser interessante diminuir a quantidade de sal.

Fonte:Tua Saúde/Tatiana Zanin-Nutricionista

Rojane Matte

Confira Galeria


Comentários
Leia Também
Radio Cidade Santo Ângelo - RS - Brasil