Terca-Feira, 23 de Janeiro de 2018
16.419.676 Visitas
Rádio Web - 24 horas Vídeos Curta nossa Fan Page no Facebook Entre em contato


Tomar muita água pode prejudicar à saúde

14/12/2017

A quantidade recomendada de água para mulheres é de 2,7 litros e para homens 3,7 litros por dia, e inclui a água presente na alimentação, como nas frutas, sopas e outros tipos de bebida.

Tomar mais de 2 litros de água por dia pode ser prejudicial à saúde, especialmente para quem tem insuficiência renal ou cardíaca, porque nessas condições o organismo não consegue eliminar o excesso de água, podendo provocar inchaço no corpo todo, dificuldade para respirar, aumento da pressão arterial e desequilíbrio dos minerais na corrente sanguínea.

Por isso quando uma destas doenças está presente deve-se tomar somente a quantidade de água indicada pelo médico ou pelo nutricionista.

Saiba a quantidade de água mais indicada para você, se você tem problemas nos rins.

Geralmente a quantidade de líquidos que pode ser ingerida por pacientes com insuficiência renal crônica situa-se entre os 2 a 3 copos de 200 ml cada, somados ao volume de urina eliminado em um dia. Isto é, se o paciente com insuficiência renal faz 700 ml de xixi num dia, ele pode beber essa quantidade de água mais 600 ml por dia, no máximo.

Além disso, a quantidade de água permitida também varia de acordo com o clima e com a atividade física do paciente, que pode permitir uma ingestão maior de líquidos caso o paciente transpire muito.

Porém, a quantidade de líquidos que pode ser ingerida pelo insuficiente renal tem que ser controlada pelo médico ou nutricionista após um exame de urina chamado clearance de creatinina que avalia a função renal e a sua capacidade de filtrar os líquido do corpo.

No entanto estas alterações não acontecem em pessoas saudáveis, nestas, a única alteração será o aumento da frequência urinária, o que poderá causar algum desconforto mas não problemas de saúde.

Tomar muita água pode prejudicar à saúde

Pessoas que estão abaixo do peso ideal também não devem beber mais de 1,5 litros de água por dia porque podem ficar com o sangue muito diluído, com uma baixa concentração de sódio, o que pode provocar tremores e confusão mental.

Beber muita água engorda?

Beber muita água, especialmente durante a refeição pode engordar porque, embora roube o espaço dos alimentos sólidos no estômago, ela faz com que a pessoa tenha mais fome na refeição seguinte, aumentando o número de calorias ingeridas.

Como beber água na medida certa

A água está presente nos alimentos que se prepara e no caso das muleres a conta pode ser 2,7 litros e para homens 3,7 litros por dia. Além disso, bebês que já comem papinhas e crianças também precisam beber água, mas a quantidade varia conforme o tamanho e o clima do dia, não havendo uma quantidade ideal para elas.

Porém, basta observar a cor do xixi para saber se a água é suficiente e sempre a o xixi estiver muito amarelo deve-se oferecer mais líquidos.

Uma boa estratégia para conseguir beber a quantidade ideal de água todos os dias é tomar pequenos goles de água, várias vezes ao dia, de acordo com o tamanho da sua sede. mas se beber água é difícil para você, veja ótimas dicas para se hidratar:

Fonte:Tua Saúde/Tatiana Zanin-Nutricionista

Rojane Matte

Confira Galeria


Comentários
Leia Também
Radio Cidade Santo Ângelo - RS - Brasil