Terca-Feira, 23 de Janeiro de 2018
16.419.676 Visitas
Rádio Web - 24 horas Vídeos Curta nossa Fan Page no Facebook Entre em contato


A importância da água na nossa saúde

10/11/2017

Saiba por que razão a água é tão indispensável

 

A importância da água na nossa saúde

A água é um dos elementos mais essenciais à saúde e é tão importante que o nosso organismo possui um sistema específico para gestão da quantidade de água, a fim de evitar a desidratação e assegurar a sobrevivência. Daí a sensação de sede que sentimos que nos leva a beber água.

Mais de dois terços do corpo humano é constituído por água e sem ela apenas sobreviveríamos alguns dias. O cérebro humano é composto por 75% de água, o sangue por 82% e os pulmões por quase 90%. Uma pequena queda de 2% na quantidade de água do organismo pode levar a sinais de desidratação: memória a curto prazo difusa, dificuldades em matemática simples ou dificuldade em focar pequenas coisas, como o ecrã do computador, por exemplo. A desidratação leve é também uma das principais causas de fadiga durante o dia.

O corpo humano não trabalha nem sobrevive sem água, pois esta é importantíssima para que os seus mecanismos funcionem.  Na verdade, todas as células e funções dos órgãos que compõem toda a nossa anatomia e fisiologia dependem da água para o seu funcionamento.

Funções da água

  • A água serve de lubrificante
    A água serve de lubrificante na digestão e em quase todos os outros processos do organismo. A água presente na saliva ajuda na mastigação e a engolir, assegurando que a comida desça facilmente pelo esófago. Também lubrifica as articulações e cartilagens, permitindo que se movam com maior fluidez. Quando se dá a desidratação, a água afasta-se das articulações (pois é necessária noutros locais do organismo que necessitam mais dela para manter o seu funcionamento), o que leva a dores nas articulações, costas e joelhos, podendo originar lesões e artrites. Os nossos olhos também necessitam de lubrificação para que se mantenham saudáveis e funcionem bem.
  • A água regula a temperatura do corpo
    Os nossos corpos conseguem controlar o sobreaquecimento através da transpiração das glândulas sudoríparas na pele e através da evaporação, que produz um efeito de arrefecimento. O sangue é também encaminhado para zonas mais próximas à superfície da pele para arrefecer e, de seguida, levado de volta para o interior do organismo. O movimento da água no nosso sistema celular também transporta plasma sanguíneo, que nos é vital, composto por 92% de água. O plasma sanguíneo é essencial para agir como efeito tampão para manter o pH do organismo, transportar os anticorpos do sistema imunitário e regular o equilíbrio osmótico, tarefas essenciais para a manutenção da temperatura corporal.
  • Eliminação de toxinas do corpo
    A água ajuda o organismo a remover toxinas de diversas formas. Esta liberta resíduos e toxinas do corpo através da urina e da transpiração. Contribui ainda para a redução da prisão de ventre e ajuda nas evacuações, assegurando que os resíduos são expulsos rapidamente antes que se tornem tóxicos e prejudiciais ao organismo. A acumulação de resíduos pode ocorrer se a desidratação se tornar regular, podendo causar dores de cabeça e toxicidade.
  • Transporta nutrientes pelo corpo
    O sangue, que é composto por 92% de água, transporta nutrientes e oxigénio às células de todo o corpo. Os nutrientes provenientes dos alimentos que ingerimos são digeridos e tornam-se solúveis na água, o que significa que se dissolvem. A água permite que estes nutrientes passem através dos capilares, nas paredes intestinais, para o sangue e sistema circulatório, onde os nutrientes e o oxigénio podem então ser distribuídos. Para além disto, a água ainda tem um papel fundamental na prevenção da doença: beber oito copos de água por dia pode diminuir o risco de cancro no cólon em 45%, cancro na bexiga em 50% e pode também reduzir bastante o risco de cancro da mama. São apenas alguns exemplos…

Há que ter em atenção que, ao consumir diuréticos, como certos medicamentos, álcool ou café, o organismo perde uma maior quantidade de água, tendo esta perda que ser reposta. Pelo menos 20% da água necessária ao organismo é adquirida através dos alimentos e o restante pelas bebidas ingeridas. A água é provavelmente a melhor escolha para a reidratação, não só por ser barata, mas também porque não tem calorias ou ingredientes adicionados.

Benefícios de beber água

  • Ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos do organismo
    Cerca de 70%-75% do corpo humano é água e a função destes fluidos corporais inclui digestão, absorção, circulação, criação de saliva, transporte de nutrientes e manutenção da temperatura corporal.
  • Pode ajudar a controlar as calorias
    A água pode ser utilizada como estratégia na perda de peso, pois se optar por bebidas calóricas o seu objetivo de perder peso pode tornar-se mais difícil.
  • Ajuda a estimular os músculos
    Quando as células não conseguem manter o nível de fluídos necessário, a sua performance é afetada, causando fatiga muscular.
  • Contribui para uma pele melhor
    A pele contém muita água e funciona como uma barreira à perda de fluidos.
  • Ajuda os rins
    Os fluidos corporais transportam vários produtos para dentro e fora das células. Os rins contribuem para a eliminação de toxinas através da urina, mas, para isso, é necessário que a quantidade de água ingerida seja a adequada.
  • Ajuda a manter o normal funcionamento do intestino
    Uma hidratação adequada contribui para um bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre.

A importância da água na nossa saúde

 

Dicas para beber mais água

Se pensa que não bebe água suficiente, aqui ficam algumas dicas para o ajudar a aumentar a sua ingestão:

  • Acompanhe cada refeição ou lanche com uma bebida;
  • Escolha bebidas de que gosta, pois assim será mais fácil ingerir uma maior quantidade;
  • Coma mais frutas e vegetais, pois têm um alto teor de água e cerca de 20% da água que ingerimos vem dos alimentos;
  • Mantenha uma garrafa de água por perto, no seu carro, na sua mesa ou na sua mala;
  • Opte por bebidas que vão ao encontro das suas necessidades. Se tenta ter em atenção as calorias, prefira bebidas não calóricas ou água.

Visto que a água é tão fundamental, faz sentido que a qualidade da água seja tão importante quanto a quantidade ingerida. Para isso, certifique-se de que bebe água limpa e não contaminada, de modo a assegurar a sua saúde e bem-estar. Nunca é tarde para melhorar a sua saúde com a ajuda de uma nutrição equilibrada, exercício físico regular e uma mente positiva. Se tratar bem de si, ficará surpreso com a capacidade natural do seu corpo para se curar.

Fonte: complexomagazine

Rojane Matte

Confira Galeria


Comentários
Leia Também
Radio Cidade Santo Ângelo - RS - Brasil