Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2017
15.004.501 Visitas
Rádio Web - 24 horas Vídeos Curta nossa Fan Page no Facebook Entre em contato


Evento

Acampamento da poesia mistura literatura, história, memória e religiosidade no Parque das Fontes

06/10/2017

Acampamento da poesia mistura literatura, história, memória e religiosidade no Parque das Fontes

Nem bem caia à tarde de sexta-feira, 07, no Ninhal dos Vates, localizado no Parque das Fontes, município de Entre-Ijuís, e poetas e poetisas de diferentes estados, e até do Uruguai, começavam a chegar de mansinho para o primeiro ritual do Acampamento da Poesia – 16ª edição. 

No cerimonial de abertura estiveram presentes o prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori; a secretária de Educação, Tânia Scola; a presidente da Academia Santo-angelense de Letras – ASLE, Edna Lautert; os coordenadores deste ano, Dinalva Agissé Alves de Souza e Otávio Reichert e o patrono da edição, Paulo Prado.

Em sua fala, o prefeito Brasil Sartori destacou o empenho do município ao criar o evento, em parceria com a ASLE e o Parque das Fontes, e, também, em manter sua essência, ampliando na medida do possível a atividade, que vem inserida na programação de aniversário e no calendário oficial daquele município.

A presidente da ASLE, jornalista Edna Lautert, destacou a parceria e o voluntariado para que o evento seja realizado, bem como a participação dos poetas, que mantém viva a chama do Acampamento.

O poeta Claudino de Lucca foi o responsável por apresentar aos participantes da história da erva-mate, da carijada e do ritual a Tupan e à lua. Por sua vez, o patrono Paulo Prado, coordenou a atividade de teatro encenada para a noite de abertura, com a participação de poetas voluntários. Ainda, a caminhada iluminada, que esse ano homenageou o poeta Vinícius de Moraes e mesclou história e religiosidade.

Munidos de tochas de fogo, os poetas percorreram a área interna do Parque, encontrando trechos bíblicos e algumas passagens de tempo, lembrando a necessidade de enaltecer em todos os tempos ao Criador, pela nossa evolução humana. A noite terminou com recital de poesia.

No sábado a atividade continua, com estudo literário a cargo do mestre Girvani Seitel, encenação artística, recital e mística da poesia.

O tema do encontro de 2018 deverá ser decidido na manhã de domingo, 19.

Texto; Edna Lautert

Fotos: Edna Lautert/Luciano Freitas

Confira Galeria


Comentários
Leia Também
Radio Cidade Santo Ângelo - RS - Brasil