Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017
15.004.501 Visitas
Rádio Web - 24 horas Vídeos Curta nossa Fan Page no Facebook Entre em contato


Evento

Inicia a Semana do Meio Ambiente, em Santo Ângelo

05/06/2017

Uma série de atividades voltada à conscientização ambiental da população e ações de limpeza no Rio Itaquarinchim e Arroio Tchungum está programada para a Semana Municipal do Meio Ambiente que estará em destaque até o dia 10 deste mês, promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, Conselho de Defesa do Ambiente e Fundo de Gestão Compartilhada em Saneamento, com o apoio e envolvimento de órgãos públicos do Município e do Estado, organizações não-governamentais e instituição de ensino de Santo Ângelo. Também estão inseridas na programação, palestras, gincanas ambientais, debates e cursos de formação com foco em saneamento. 

A programação prevista para o domingo, dia 4, não aconteceu em virtude da instabilidade do tempo. De acordo com o secretário do Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros, muitos eventos, por serem ao ar livre, não poderão ser realizados por causa da instabilidade climática prevista para continuar nos próximos dias.

As ações que tiveram início na segunda-feira com palestras sobre saneamento básico e ambiental. Durante a semana várias ações socioambientais com mutirões de limpeza e plantio de árvores às margens do Rio Itaquarinchim e no Arroio Tchungum, este último em parceria com a Unimed/Missões, Eco Global Missões e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

No sábado está prevista uma grande ação de limpeza das margens do Itaquarinchim, pelo grupo de Escoteiros Medianeira, no trecho entre a Avenida Brasil e Avenida Sagrada Família; e na Área de Preservação Permanente em trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. 

Nesta segunda-feira, 05, a engenheira ambiental Maria Augusta Marchetti e a arquiteta Laura Lucca palestraram aos alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental Marcelino Champagnat, nos dois turnos, sobre Saneamento Básico e Ambiental. E às 15 horas, teve o lançamento do projeto “Espaço de Ensino e Aprendizagem: Sementes do Viver”, para as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Theodomiro Luciano de Souza.

 No dia 6, terça-feira, às 9 horas, será a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, no Centro Municipal de Cultura, com a realização da Mostra de Educação Ambiental, trazendo ao debate com alunos das redes de ensino de Santo Ângelo, ampla explanação sobre os rejeitos domésticos, desde a sua produção até a destinação final, a coleta seletiva, e móveis produzidos a partir do lixo, com o uso de paletes e madeira de demolição. A Mostra segue aberta à visitação até o dia 30 deste mês. 

ATIVIDADES

06 de junho – 9 horas: Projeto “Árvore na Escola”, Escola Estadual Pedro II; 10 horas: Palestra sobre Saneamento Básico, no Instituto Federal Farroupilha; 14 horas: Gincana Ambiental, no Centro Municipal de Cultura; 19h30min: Ação Socioambiental: O papel social desenvolvido pelo reciclador e das cooperativas, promovido pelo Curso de Direito e de Enfermagem da URI, no quiosque do Campus local. 

07 de junho – 10 horas: Palestra “Meio ambiente para todos”, no 1º BCom; 14 horas: Gincana Ambiental, no Centro Municipal de Cultura; 14 horas: Ação Ambiental (mutirão de limpeza e plantio de árvores), na Área de Preservação Permanente do Itaquarinchim – Avenida Salgado Filho.

08 de junho – 8h30min: Curso de Formação de Agentes Indígenas com foco em saneamento – Módulo I, no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; 9 horas: Palestra sobre Saneamento Básico, no Instituto Federal Farroupilha; 9h15min: Palestra Saneamento Básico e Ambiental, na Escola Concórdia; 14 horas: Circuito Ambiental, às margens do Rio Itaquarinchim; 14 horas: Gincana Ambiental, no Centro Municipal de Cultura; 19h30min: Mesa Redonda sobre Saneamento Básico, com a participação da Corsan, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ministério Público e Ecos do Verde, no Instituto Federal Farroupilha.

9 de junho – 8h30min: Curso de Formação de Agentes Indígenas com foco em saneamento – Módulo II, no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; 14 horas: Gincana Ambiental, no Centro Municipal de Cultura.

10 de junho – 9 horas: Ação Ambiental no Arroio Tchungum, em parceria com a Unimed/Missões, Eco Global Missões e Secretaria Municipal do Meio Ambiente; 9 e 14 horas: Ação Ambiental de limpeza às margens do Rio Itaquarinchim. 

18 de junho – 8 horas: 8ª Cavalgada Ecológica, com saída do Largo Tio Bilia até o Distrito de Rincão do Sossego.

23 de junho – 8h30min: Palestra Saneamento Básico e Gestão Ambiental Local, com Daniel Martini, titular da 1ª Promotoria Especializada em Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, no auditório do Centro Municipal de Cultura.

Confira Galeria


Comentários
Leia Também
Radio Cidade Santo Ângelo - RS - Brasil