Sábado, 16 de Dezembro de 2017
15.799.186 Visitas
Rádio Web - 24 horas Vídeos Curta nossa Fan Page no Facebook Entre em contato


Geral

Cheia do Rio Ibirapuitã tira famílias de casa em Alegrete

15/04/2017

Mesmo sem chuva, a enchente ainda tira famílias de casa na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Em Alegrete, o Rio Ibirapuitã subiu muito porque tem água descendo do Noroeste do estado, onde choveu no início da semana. São Borja, na mesma região, já decretou situação de emergência por causa da cheia.

Em Alegrete, o ginásio da escola Osvaldo Aranha está cheio e no aguardo de outras cinco famílias. Há seis abrigos do tipo na cidade, que se preparam para receber outras pessoas.

“Só nesse último ano já é a terceira vez, a gente perde quase tudo o que tem. O que eu tenho agora é doação que as pessoas me dão. Uma mesinha, uma cadeira, uma coisa ou outra”, diz a dona de casa Maria Noeci dos Santos.

O Rio Ibirapuitã começou a subir lentamente no início da semana, mesmo sem chuva. Ao menos 500 pessoas precisaram sair de casa. Nesta sexta-feira (14), o nível do rio passou de 11 metros.

“Deu um pique de elevação das águas, estava em 7 cm por hora e em uma hora subiu para 15 cm por hora, causando inundação nos bairros”, diz o coordenador da Defesa Civil de Alegrete, José Gustavo Canabarro Saldanha.

Uma força-tarefa foi montada para socorrer as famílias. Bombeiros, soldados do Exército, policiais militares e funcionários da prefeitura e da Câmara de Vereadores auxiliam em diversas funções.

Cerca de mil refeições por dia, entre café, almoço e janta, estão sendo entregues para as famílias atingidas. “Com o que a gente pode, tem condições de fazer, tem que fazer, né?”, diz o voluntário Valdecir Alves de Moraes.

g1

Confira Galeria


Comentários
Leia Também


Santo Ângelo

Max: 37º
Min: 26º

Pancadas de Chuva a Tarde


Radio Cidade Santo Ângelo - RS - Brasil