Terca-Feira, 28 de Marco de 2017
16.810.651 Visitas
Rádio Web - 24 horas Vídeos Curta nossa Fan Page no Facebook Entre em contato


Cultura

Guarani Werá Tupã palestrou no Seminário IPHAN/URI

13/12/2016

Guarani Werá Tupã palestrou no Seminário IPHAN/URI

Leonardo Werá Tupã, descendente guarani da Aldeia Maciambu, em Palhoça, SC, foi um dos palestrantes no Seminário Internacional realizado pelo IPHAN e URI Santo Ângelo, de 5 a 9 de dezembro, abordando o tema “Ocupação guarani- situação dos territórios guaranis que existem no Sul e Sudeste do Brasil”.

Com ensino Médio e Magistério concluídos, Leonardo cursa graduação em Licenciatura Indígena na Universidade Federal de Santa Catarina e presta assessoria na Comissão Nacional Guarani (SP), além de atuar na Funai como intermediário das questões guaranis.

Para ele, o maior desafio a enfrentar hoje refere-se à ocupação dos territórios guaranis. “O progresso fez o guarani perder espaços em seu próprio território e, por isso, estão cada vez mais confinados. A confinação gera danos para a estrutura agrícola, econômica, e para as questões social e política tradicionais. Outro problema que enfrentamos é o deslocamento entre os territórios localizados na Argentina e na Bolívia. Queremos trocar experiências, fazer visitas, mas o índio não tem conhecimento da burocracia e se sente condenado pela perda de liberdade”.

Questionado a respeito de manter a convivência com duas civilizações tão diferentes, Leonardo disse que, acima de tudo, “há muito sofrimento, pois conhecemos as realidades desses dois mundos. Isso pesa bastante, pois existe muito conflito de ideologias. Por outro lado, é importante para dar apoio ao grupo e minha função facilita manter a convivência entre os dois mundos.”.

Na foto, Leonardo (D) está acompanhado do cacique da Aldeia Guarani de São Miguel das Missões, Aniceto Gonçalves (camisa listrada) e do vice-cacique Pascoal Gonçalves.

Gilda Gonçalves Karlinski - Jornalista

Assessoria de Comunicação - URI Santo Ângelo

Confira Galeria


Comentários
Leia Também


Santo Ângelo

Max: 32º
Min: 19º

Poss. de Pancadas de Chuva


Radio Cidade Santo Ângelo - RS - Brasil